Prefeitura de Barrolândia promove palestra sobre inclusão e adaptação de crianças autistas no ambiente escolar

Evento reforça compromisso com a educação especial e destaca parceria entre órgãos municipais e Associação Anjo Azul
autismo

Numa iniciativa que reflete o compromisso com a inclusão e a educação especial, a Prefeitura Municipal de Barrolândia, através da Secretaria de Educação, em parceria com a Associação Anjo Azul, realizou uma importante palestra sobre o autismo nesta sexta-feira (05), a partir das 18h30. O evento, focado na “Adaptação e inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista no ambiente escolar”, contou com a participação de diversos servidores da educação do município, evidenciando um movimento coletivo em direção a uma educação mais inclusiva.

A palestra foi conduzida pela psicopedagoga Deborah Barbosa Dias Ranzani, que traz em sua trajetória pessoal e profissional uma vasta experiência com o tema. Além de psicopedagoga, Deborah é mãe e esposa de autista, e gestora de comportamento para crianças com deficiência, o que lhe confere uma visão abrangente e profundamente empática sobre os desafios enfrentados por indivíduos dentro do espectro autista e suas famílias.

O encontro ocorreu no Centro de Capacitação Inclusiva (CCI), marcando um espaço de diálogo aberto e construtivo sobre as melhores práticas de adaptação e inclusão de crianças autistas no ambiente escolar. A secretária de educação, Angeslane Brito, esteve presente, reforçando o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto à iniciativa e à causa da inclusão.

Este evento sublinha a importância de oferecer aos profissionais da educação as ferramentas e o conhecimento necessários para acolher de forma efetiva todos os alunos, independentemente de suas condições. A parceria entre a Prefeitura de Barrolândia, a Secretaria de Educação e a Associação Anjo Azul destaca-se como um passo significativo na promoção de um ambiente educacional inclusivo, que reconhece e valoriza as diferenças como parte essencial do processo de aprendizagem.

A Prefeitura de Barrolândia e seus parceiros reafirmam seu compromisso com a educação inclusiva, buscando continuamente aprimorar as estratégias e práticas educacionais para garantir que todos os alunos, incluindo aqueles com Transtorno do Espectro Autista, tenham acesso a oportunidades iguais de aprendizado e desenvolvimento.