Aguarde, carregando...

Cidade de Barrolândia-TO

História


Itapiratins-TO

Fundação: 1900

Aniversário: 01 de janeiro

Gentílico: gentParam

População: 000 pessoas

Área: 0.0 km²

Localizada às margens da rodovia Belém-Brasília (BR-153), Barrolândia teve sua origem em julho de 1958, com a chegada dos primeiros habitantes. Devido às terras férteis, o povoado começou a se desenvolver e teve acelerado crescimento, passando a denominar-se Barrolândia, nome em homenagem ao seu fundador, Elvécio Cabral Barros. Em 11 de janeiro de 1988, Barrolândia passou à categoria de município, desmembrando-se de Miracema do Tocantins.

Barrolândia possuiu uma forte pecuária extensiva e agricultura. No município são criados cerca de 60.000 cabeças de bovinos de corte e aproximadamente 8 mil vacas leiteiras. O município também se destaca na avicultura e produção de ovos, com um plantel de 5.700 galinhas poedeiras e 6.000 frangos. Barrolândia tem forte tradição na produção de mel com uma produção média de 15.000 kg, sendo considerada a “Capital do Mel”,  além de sua grande cultura de abacaxi.

As áreas agricultáveis da região são utilizadas para o plantio de grãos e fruticultura, com uma produção de bananas que ultrapassa as 500 toneladas. O segmento da indústria ainda está em fase de implantação na cidade, com um maior número de empresas dedicadas ao processamento de matérias-primas. Atualmente, o setor do comércio e serviços atravessa um período de consolidação, com a abertura de novos empreendimentos.

Hino do município


Hino Param

Símbolos municipais